segunda-feira, 19 de abril de 2010

HISTÓRIA DO AURELIANO JOAQUIM DA SILVA

A biografia original do Sr. Aureliano Joaquim da Silva, redigida de próprio punho por uma aluna da 4ª série, da professora Sônia Dutra F. Torquato, no ano de 1996, encontra-se na biblioteca do CAIC. Esta biografia é fruto de uma pesquisa realizada pelos alunos matriculados na 4ª série.

BIOGRAFIA DO SR. AURELIANO JOAQUIM DA SILVA
“Um exemplo de vida.”  - 1996
Produzido por:
• Texto: Alunos da 4ª série do 1º grau.
• Profª: Sônia Dutra F. Torquato.
• Redatora: Patrícia S. Oliveira
• Capa: Mozair José dos Reis
• Dir. Pedagógica: Bárbara Luisa Silva de Almeida Morais
• Dir. Geral: Luzia Marquez e Marques

Ituiutaba, junho de 1996

NOTA: O desenho da capa foi feito pelo aluno Mozair José dos Reis e revisto pela professora Sirlei Alves Barcelos Borges.

O trabalho foi executado a partir de uma fotografia antiga da fazenda do Sr. Aureliano Joaquim da Silva.

PARA: D. “Sinhá”, Dr. João Batista, Dr. Luiz Antônio, Dr. Antônio Luiz, noras e netos.

AGRADECIMENTOS:
- à família
- aos amigos

SÍNTESE BIOGRÁFICA

• Nome: Aureliano Joaquim da Silva
• Filiação: Antônio Miguel da Silva e Vicência Maria de Rezende
• Nascimento: 16/06/1931 e registrado em 26/06/1931
• Local: Fazenda Patos, Município de Santa Vitória
• Profissão: Produtor Rural
• Estado Civil: Casado
• Esposa: Sebastiana Arantes da Silva
• Data de Casamento: 23/09/1950
• Filhos: João Batista Arantes da Silva
Maria Elena Arantes (falecida)
Luiz Antônio Arantes
Antônio Luiz Arantes da Silva
• Falecimento: 26/01/1989

O MENINO

Em 16 de junho de 1931 nascia na fazenda Patos, no Córrego do Retiro, município de Santa Vitória, um garotinho a quem o Sr. Antônio Miguel da Silva e D. Vicência Maria Rezende, seus pais, deram o nome de Aureliano Joaquim da Silva. Era o sétimo filho do casal. Cresceu forte e saudável e sempre determinado, responsável e amigo de todos. Fez seus estudos na fazenda Bebedouro até a 4ª série do antigo Primário.

O JOVEM

A responsabilidade foi uma de suas características mais fortes.
Tendo perdido o pai aos sete anos de idade, assumiu o controle da fazenda, ajudando a mãe nos negócios.
Jovem ainda, casou-se, aos 19 anos com a prendada jovem D. Sebastiana Arantes da Silva, carinhosamente conhecida por “Sinhá”, no dia 23/09/1950, na fazenda Sucuri.

O ESPOSO
Cumpridor de seus deveres e obrigações, era o companheiro e amigo das horas certas e incertas. Sempre brincalhão, amava a família acima de todas as coisas.
Ao longo de sua vida viveu em harmonia com a esposa, sempre festeiro, simples, humilde e bom.
Ao seu lado tinha a companheira perfeita, a “Sinhá”, agradável, simpática e meiga. Juntos, com uma inabalável fé em Deus e na vida, constituíram um lar e uma família.
(Depoimentos de D. Sinhá)

O PAI
Pai zeloso, generoso, justo e severo. Soube como ninguém educar os filhos dentro dos preceitos da honestidade, da sinceridade, do amor ao próximo e do trabalho.
Ensinou desde cedo aos filhos que a escola era o lugar certo para o exercício da cidadania e, para tanto, não mediu esforços oportunizando o estudo para todos os seus filhos.
Em 1962, morando no município de Santa Vitória, mudam-se para Ituiutaba, a fim de que seus filhos possam estudar.
Já em 1969 mudam-se para Uberaba para que os filhos ingressem nos cursos superiores, onde João se faz médico em 1977 e Antônio Luiz se faz Engenheiro Civil em 1980.
(Depoimento de seu filho Dr. João Batista)

O SOGRO
O relacionamento do Sr. Aureliano com suas noras sempre foi muito fraterno, reinando entre eles carinho, amizade e muito respeito mútuo.
Guardam a saudade de uma pessoa muito alegre, humilde e um festeiro sem igual.
(Depoimento de sua nora Fabíola Maria)

O AVÔ

A saudade é grande, mas as lembranças do pouco tempo que juntos passaram ao lado do avô, deixaram em seus netos o exemplo de estar sempre bem disposto e pronto a ajudar os outros. Apesar de seus problemas pessoais, estava sempre contente.
Fazia questão de fazer as vontades dos netos, mas sempre com muita ponderação e sensatez.
Adorável contador de histórias, amigo sincero e, acima de tudo, um homem feliz.
(Depoimentos de suas netas Roberta e Raquel)

O AMIGO
A amizade verdadeira é o bem mais precioso da vida.
“Compadre” Aureliano sempre foi fiel às suas amizades e quando confiava em alguém era para toda a vida.
Nos negócios era honestíssimo e muito justo. Jamais foi capaz de prejudicar alguém; pelo contrário, era capaz de ser lesado a enganar alguém.
Homem sem preconceitos, incapaz de discriminar alguém.
Todos tinham vez em sua casa e em sua mesa.
(Depoimento prestado por Isabela Rezende da Silva – Madrinha do Antônio Luiz)

TRADIÇÃO
Aos 14 anos de idade, D. Vicência, mãe do Sr. Aureliano fez uma promessa em louvor a São Pedro de realizar todos os anos, ininterruptamente, através das gerações, uma festa no dia consagrado a São Pedro, 29 de junho, com muita reza, comidas, danças, jogos.
Cada ano um membro da família encarrega-se de realizar a festa.
Esta tradição permanece hoje e, segundo membros da família, jamais será esquecida.
Mantém vivo o espírito de fé e união entre todos os descendentes de D. Vicência.

OS FILHOS, NORAS E NETOS

• João Batista Arantes da Silva nasceu na fazenda, aos 23 dias do mês de junho de 1951. Iniciou seus estudos na fazenda e fez o primário na Escola Anjo da Guarda e a seguir, ingressou no Colégio Marden.
Satisfazendo ao grande desejo de ver os filhos formados, a família mudou-se para Uberaba, onde o jovem João Batista ingressou na Faculdade de Medicina, em 1971. Casou-se no dia 15 de dezembro de 1977, no dia de sua formatura, com a colega de faculdade, a Dra. Nancy Maria Nery Arantes. Tiveram quatro filhos: Fernando Nery Arantes, hoje com 17 anos e estudando em Uberaba e as gêmeas Roberta Arantes e Raquel Nery Arantes com 13 anos, estudando em Ituiutaba.
• Maria Elena Arantes da Silva falecia aos 7 dias de vida.
• Os gêmeos:  Luiz Antônio Arantes da Silva, nascido aos 10 dias do mês de outubro de 1953, no município de Santa Vitória. Formou-se em 1979 em Economia e Administração de Empresas em Uberaba. Casou-se com Edite Queiroz Santos Silva em 11 de dezembro de 1986. Tiveram os filhos: Adriana Queiroz Arantes, hoje com 13 anos e Aurélio Queiroz Arantes, com 11anos.
• Antônio Luiz Arantes da Silva nasceu aos 10 dias do mês de outubro de 1953 no município de Santa Vitória. Formou-se em Engenharia Civil em Uberaba. Casou-se com Fabíola Maria Oliveira Silva no dia 7 de junho de 1985. Tiveram duas filhas: Ana Cláudia Oliveira Silva, hoje com 9 anos e Camila Oliveira silva, com 6 anos, sendo a única neta que o avô não conheceu.

A PERDA
A doença veio assustadora e precocemente.
A tristeza e o desconsolo tomam conta de todos.
O câncer chegou fulminante e deixava a todos impotentes.
Várias foram as tentativas de suavizar-lhe a dor, preservando-o de aborrecimentos e tratamentos incômodos. Resignou-se à sorte e faleceu, com serenidade, aos 26 dias do mês de janeiro de 1989.

A JUSTA HOMENAGEM
Por indicação do vereador tijucano Joseph Tannous, é votada na Câmara Municipal de Ituiutaba a cessão do nome do Sr. Aureliano Joaquim da Silva ao CAIC de Ituiutaba. Fazem uma justa homenagem a um homem que, apesar de sua simplicidade, de seu pouco estudo acadêmico, soube tão bem nos dar exemplos de fé na Escola, como responsável por garantias de mudanças sociais e formação de seres capazes de exercer com retidão e dignidade a cidadania.

CONCLUSÃO
Hoje, os alunos de presente sentem-se felizes por trazer estampado no peito o nome do sr. Aureliano como patrono de nossa escola e através deste simples trabalho queremos garantir aos alunos do futuro, dados que serão preservados e mantidos com carinho, contribuindo para que seu nome jamais seja esquecido.
Sr. Aureliano, sabemos que jamais deixará de olhar por nossa Escola.
Que Deus o guarde sempre junto a si e que o senhor nos abençoe!


RELAÇÃO DOS ALUNOS QUE REALIZARAM A PESQUISA EM 1 996.